Se o paciente apresenta dificuldades ou sintomas de problemas relacionados à linguagem oral e escrita, fala, voz e funções responsáveis pela deglutição, respiração, mastigação e audição, é a hora de procurar um profissional de fonoaudiologia.

Como escolher um fonoaudiólogo?

Um bom fonoaudiólogo deve ser amigável, demonstrar interesse pelo seu caso e conhecimento sobre seus assuntos de domínio, como o tratamento oferecido. Um bom fonoaudiólogo deve saber que tipo de tratamento é melhor para o paciente. Além disso, este tratamento deve ser baseado em pesquisas cientificamente comprovadas e o profissional deve passar segurança para você e sua família.

Se você é pai ou mãe de uma criança com atraso/alteração no desenvolvimento da linguagem, procure sempre um profissional que passe segurança e conhecimento. Se o problema não for passível de tratamento, busque por um médico para outras alternativas, como um aparelho auditivo.

O atraso na fala pode ser em decorrência de perda auditiva?

Sim. A perda auditiva pode trazer diversos prejuízos a uma criança e um deles é o atraso na fala. É importante que os pais fiquem atentos aos sinais de atraso na linguagem oral nos primeiros dois anos de vida para que não haja efeitos negativos no desenvolvimento infantil; efeitos estes que podem acarretar em problemas por toda a vida.

Muitos pais só buscam tratamento para o problema de audição dos filhos quando outros sintomas começam a surgir. Apesar de o atraso na fala e a falta de diálogo serem os sinais mais importantes de perda auditiva, eles relacionam esses problemas, muitas vezes, a outras causas. É importante sempre ouvir a opinião do profissional de saúde e, se for preciso o uso de aparelho auditivo, não precisa se preocupar.

Existem peças muito eficientes e confortáveis, como o microcanal,  um aparelho auditivo pequeno formado por uma única peça, que se encaixa no canal auditivo e fica com uma pequena parte à mostra. É o menor modelo de aparelho auditivo de peça única e recomendado para pacientes que buscam estética. O mesmo é realizado de acordo com o formato do ouvido do paciente através da moldagem, sendo único e personalizado.

Ele é indicado nos casos de perda auditiva leve a moderada. Uma das suas principais vantagens é a discrição, que agrada às pessoas que não desejam que o aparelho fique visível.

Este conteúdo foi útil para você? Compartilhe sua experiência conosco!

Se, após o diagnóstico com o profissional fonoaudiólogo ou médico otorrinolaringologista, um aparelho auditivo for necessário, busque o Instituto Auditivo e conte conosco na oferta dos melhores aparelhos auditivos do mercado com preços acessíveis.