Se você acha que a perda auditiva afeta apenas a melhor idade, está enganado. Além da idade avançada, existem outras causas que podem afetar a audição, como a genética, acidentes ou maus hábitos. 

A verdade é que somos expostos a sons que podem comprometer a nossa audição todos os dias, principalmente com o fácil acesso ao mundo da tecnologia, presente diariamente na vida de pessoas mais jovens.

O principal erro está em usar o telefone ou consumir música, filmes e shows, em um som com nível muito alto e por muito tempo. Esse volume alto é capaz de fatigar as células sensoriais e as estruturas do ouvido, podendo ficar permanentemente danificadas, resultando em perda auditiva, zumbido ou ambos.

Como proteger os ouvidos?

Um estudo mostra que o som mais baixo pode proteger mais de 1 bilhão de pessoas sob risco de perda auditiva. Segundo a Organização Mundial de Saúde – OMS, o nosso ouvido consegue escutar uma faixa sonora entre 10 a 140 decibéis (dB), sendo que o máximo de ruído a que podemos ficar expostos sem prejudicar a nossa audição é de 50 dB.

Alguns dispositivos permitem monitorar seus níveis de volume nas configurações do dispositivo. Outros até alertam o usuário quando o volume está muito alto por muito tempo.

Confira dicas práticas para proteger sua audição:

  • Abaixe o volume da TV, rádio, música e outros dispositivos;
  • Quando possível, evite atividades em locais barulhentos;
  • Limite o seu tempo na exposição de sons altos;
  • No caso de ouvir sons em volumes mais altos, faça pausas sempre que possível;
  • Afaste-se da fonte de som mais alta, como alto-falantes, fogos de artifício, entre outros.

Sintomas iniciais nos jovens 

Um dos sintomas iniciais da perda auditiva é o zumbido. Outros sintomas muito presentes em jovens, são: dores de cabeça, tonturas, sensação de ouvido cheio, distração, episódios de stress frequentes e agressividade sem motivo.

ATENÇÃO!

Se sentir uma alteração na sua audição, ou zumbido por mais de 24 horas, procure um médico profissional e faça um teste auditivo o mais rápido possível.

E se você é jovem e está lendo esse artigo, não se esqueça que a exposição prolongada aos sons altos precisa ser diminuída com urgência, ok?!

Visite o Instituto Auditivo

Aqui em nossa unidade você encontra profissionais altamente qualificados para lhe dar todo o suporte e tirar todas as suas dúvidas sobre seus ouvidos. Além disso, temos uma ampla variedade de aparelhos auditivos para todos os tipos e gostos, com preços acessíveis e uma qualidade superior.

Te esperamos!

Acesse www.institutoauditivo.com.br/contato e nos mande uma mensagem!

Quer receber mais dicas sobre saúde auditiva? Continue acompanhando o nosso blog!