São inúmeros os motivos que levam à perda de audição. A própria natureza dá conta de diminuir a nossa capacidade auditiva com o passar do tempo, mas alguns hábitos negativos podem agravar esse ritmo. A boa notícia é que existem exercícios para melhorar a audição e evitar uma perda auditiva prematura.

A exposição a ruídos ao longo dos anos prejudica a captação de vibrações sonoras, o que relaciona a perda auditiva com a chegada da terceira idade. Mas não adquirir certos cuidados com o canal auditivo e com o corpo é o caminho para uma perda auditiva prematura e, em muitos casos, grave.

A seguir, reunimos alguns exercícios simples para melhorar a audição. Acompanhe a leitura e saiba o que fazer para manter os seus ouvidos saudáveis por muitos anos!

Pratique o reconhecimento de sons

Vá para um lugar tranquilo e feche os seus olhos por alguns minutos. Procure identificar a origem de todos os sons que estão ao seu redor. Veja se eles estão perto ou se estão longe e de qual direção cada um está vindo. Isso não só deixará o seu ouvido mais aguçado, mas também deixará seu corpo mais relaxado.

Esse exercício se assemelha bastante à meditação, com a diferença de que o objetivo é treinar a identificação de diferentes tipos de sons. Você pode praticar esse reconhecimento em qualquer lugar, até mesmo dentro de casa. O barulho da cafeteira, o motor do ar-condicionado, o latido do seu cachorro e tantos outros sons podem ser identificados com um minuto de pausa.

Trabalhe o seu foco em lugares ruidosos

Outro exercício para melhorar a audição que também ajuda no foco é a conversação em ambientes ruidosos. Basta tentar manter a atenção no que outra pessoa está falando, seja na rua, seja em casa com o rádio ligado. A ideia é se concentrar nos sons que são importantes e treinar os seus ouvidos.

Não se trata de ligar o som no último volume ou expor-se a lugares muito barulhentos. Esses casos podem, na verdade, prejudicar a sua audição.

Melhore a sua audição com atividade física

Existe um vínculo entre o sistema cardiovascular do seu corpo e o funcionamento de órgãos e tecidos que envolvem o sistema auditivo. O ouvido interno é uma região extremamente vascularizada e, por isso, também é, mesmo que indiretamente, beneficiado por hábitos que favorecem a circulação de sangue no corpo.

Para quem ainda não tem o costume de fazer alguma atividade física, vale começar de maneira moderada. Dê preferência à caminhada, à natação, ao ciclismo e a outras modalidades esportivas que exigem a movimentação do corpo inteiro. O “segredo” para um bom condicionamento físico é manter uma regularidade na prática de atividades físicas.

Tenha cuidado com os fones de ouvido

Usar fones de ouvido no volume máximo é uma das ações mais prejudiciais para a sua saúde auditiva. Sobrecarregar os seus ouvidos com música alta pode gerar graves problemas no futuro.

A maioria dos celulares tem uma recomendação para manter o fone de ouvido sempre em um volume mediano. Ultrapassar esse limite pode prejudicar o seu ouvido com o excesso de ruídos. Lembre-se de que o ruído que danifica a sua audição pode deixar o ouvido dolorido ou até provocar zumbidos.

Outras soluções são optar por fones de ouvido com bloqueio de ruídos e evitar usar fones de ouvido por horas. Diferentemente dos sons exteriores, o som do fone é totalmente direcionado ao canal auditivo e o uso prolongado pode ser danoso.

Insira alimentos ricos na sua dieta

Os alimentos que você põe no prato também afetam a qualidade da sua audição. Existem nutrientes que favorecem a integridade dos ouvidos e podem garantir anos de ótima capacidade auditiva, assim como alimentos que são inimigos da audição, na medida em que geram resultados agressivos com o passar do tempo.

Os grupos alimentares que beneficiam o sistema auditivo são as frutas, a gordura ômega-3 dos peixes, as oleaginosas e as folhas de cor verde-escura, como o alecrim. Por outro lado, o consumo de sal e açúcar em excesso acelera demasiadamente o metabolismo, prejudica as células do corpo e afeta o líquido responsável por lubrificar o ouvido interno.

É devido a esses danos que pessoas com diabetes tipo 2 costumam ter problemas auditivos. O excesso de gordura também pode, aos poucos, obstruir os vasos que percorrem o sistema de audição.

Cuide do seu canal auditivo

Cuidar do canal auditivo é um dos exercícios mais valiosos desta lista e exige algumas ações diárias simples. A limpeza do canal auditivo é uma das questões mais pertinentes e que geram mais preocupações. Isso acontece porque muitas pessoas ainda usam hastes com ponta de algodão para retirar a cera de ouvido.

Essa prática gera danos graves ao ouvido, principalmente quando feita regularmente. Limpar o ouvido com hastes flexíveis pode deixar a região interna sujeita à ação de micro-organismos danosos, além de aumentar o risco de dano à camada do tímpano e de perda de audição.

A saída mais saudável é passar levemente a haste apenas na região mais externa do ouvido para tirar o excesso. Também é importante não tentar fazer a limpeza regularmente, porque o próprio sistema auditivo tem uma função autolimpante. Em casos de dúvidas, não deixe de ir ao otorrinolaringologista.

Manter a saúde dos ouvidos gera diversos benefícios para a sua qualidade de vida e exige apenas alguns cuidados diários. Com os exercícios para melhorar a audição, é possível evitar uma perda de audição prematura.

É importante saber que, no entanto, há casos em que a aquisição de um aparelho é a melhor solução. Por isso, não deixe de consultar um fonoaudiólogo e fazer os testes médicos diante dos primeiros sintomas da perda de audição, como levantar frequentemente o tom da voz em conversas ou achar que o volume de aparelhos eletrônicos está sempre baixo.

Este post sobre exercícios para melhorar a audição foi útil? Que tal agora ampliar o seu conhecimento? Acesse nossos outros posts aqui.