A perda auditiva é uma condição que afeta milhões de pessoas em todo o mundo. Ela pode ser causada por uma variedade de fatores, incluindo exposição prolongada a ruídos altos, doenças infecciosas, trauma físico e envelhecimento. No entanto, em alguns casos, a perda auditiva é herdada de geração em geração. Conhecida como perda auditiva hereditária, essa condição pode afetar pessoas de todas as idades e pode ser causada por vários fatores genéticos.

A perda auditiva hereditária é comum?

Sim, a perda auditiva hereditária é muito comum e atinge vários recém-nascidos.

O Centro de Pesquisa sobre o Genoma Humano e Células-Tronco da USP estima que somente no Brasil, 4 em cada 1000 crianças apresentam perda auditiva desde o nascimento.

Por isso, é muito importante realizar o teste da orelhinha em todas as crianças com até 1 mês de vida. Essas mutações podem atingir vários genes, mas é mais comum no gene da conexina 26.

Como acontece a perda auditiva hereditária?

A perda auditiva hereditária pode ser causada por vários fatores genéticos, incluindo mutações genéticas, anomalias cromossômicas e herança mitocondrial. As mutações genéticas são as mais comuns e ocorrem quando há uma alteração no DNA que afeta a capacidade do corpo de produzir proteínas necessárias para a audição. 

Existem 2 tipos de perda auditiva hereditária:

  • Sindrômica: é a menos comum e vem acompanhada por outros sintomas, como problemas de visão, problemas cardíacos e anormalidades no desenvolvimento físico.
  • Não sindrômica: é a mais comum e ocorre quando a perda auditiva é o único sintoma presente.

Como diagnosticar?

A perda auditiva hereditária pode ser diagnosticada por um médico especializado em audição. O diagnóstico geralmente envolve um exame físico do ouvido, um teste de audição e, em alguns casos, testes genéticos. O tratamento para a perda auditiva hereditária varia dependendo da gravidade da condição e dos sintomas associados. Em alguns casos, pode ser necessário o uso de aparelhos auditivos.

Esteja atento (a)!

Se você tem um histórico familiar de perda auditiva ou está preocupado com sua audição, é importante consultar um médico especializado em audição. O diagnóstico precoce e o tratamento adequado podem ajudar a retardar a progressão da perda auditiva e melhorar a sua qualidade de vida.

Venha nos visitar!

Aqui no Instituto Auditivo você vai encontrar profissionais altamente qualificados para lhe atender e oferecer as melhores soluções em aparelhos auditivos de acordo com a sua necessidade. 

Te esperamos!

Acesse www.institutoauditivo.com.br/contato e nos mande uma mensagem!

Quer receber mais dicas sobre saúde auditiva? Continue acompanhando o nosso blog!