No Instituto Auditivo buscamos sempre reforçar a importância de cuidar da sua audição a todo instante. Esse é um dos sentidos mais importantes do nosso corpo, pois graças a ele, conseguimos nos comunicar e compreender melhor o mundo que nos cerca.
São diversos os fatores e hábitos que podem gerar algum impacto irreversível na nossa capacidade de ouvir. Desde ouvir músicas no seu fone de ouvido até sua prática de exercícios, cada atividade pode ser um risco se você não tomar as medidas corretas de proteção. E no seu ambiente de trabalho não é diferente.
Nossa equipe separou algumas dicas de como você pode cuidar da sua audição dentro do seu trabalho!
Confira agora!
Audição no ambiente de trabalho
Antes de mais nada é importante entender que existem algumas carreiras que podem ser mais prejudiciais que outras para os nossos ouvidos. Como é o caso de pessoas que trabalham no aeroporto, na construção civil, em indústrias, e com carpintaria.
Isso se dá, pois, nestas funções os trabalhadores estão mais expostos a ruídos e barulhos que pouco a pouco vão danificando suas vias auditivas. Se as medidas corretas de proteção não forem tomadas, não é apenas a audição que fica prejudicada. A comunicação, a atenção, a concentração e a memória também sofrem por conta desse problema. Com isso situações de estresse tornam-se mais permanentes, você sente um constante estado de fadiga excessiva e em alguns casos até ocorre o desenvolvimento de um zumbido permanente no ouvido.
São diversos problemas que acabam não apenas impactando o dia-a-dia do trabalho, como podem chegar a afetar sua vida pessoal. Caso você já não tenha um estilo de vida saudável, os problemas estão apenas começando.
Porém, dentro do ambiente corporativo ainda existe uma solução para diminuir o número de pessoas com a audição impactada. Basta fazer a utilização correta do seu Equipamento de Proteção Individual (EPI).
Dentro do leque de utensílios que compõem um bom EPI, com certeza você irá encontrar um protetor auricular. Ele irá ajudar a abafar os ruídos e proteger seus ouvidos por mais tempo.
Além disso, empresas sérias e que se preocupam com o bem-estar dos seus colaboradores, normalmente possuem um Programa de Conservação a Audição (PCA). Ele é responsável por fazer o gerenciamento audiométrico, controlando e protegendo todo o ambiente. Outra atividade desses programas é educar a corporação inteira sobre como evitar problemas e perigos relacionados à audição.
Esse é um assunto de extrema importância, pois muitos casos de lesões auditivas relacionadas ao ambiente de trabalho não podem ser revertidos.
Faça exames de rotina
Outra maneira de garantir a segurança da sua audição é com os exames de rotina. Ao menos uma vez a cada seis meses faça uma visita ao seu fonoaudiólogo para garantir que está tudo bem.
Nós do Instituto Auditivo nos preocupamos com o seu bem-estar, por isso disponibilizamos em nosso site um teste auditivo gratuito, que pode ajudar no seu acompanhamento.
Comentários