A infância é um período muito importante e merece todo o cuidado e atenção. 

Principalmente quando falamos em audição, que dá acesso a um mundo de informações e oportunidades de conhecimento, interferindo diretamente no desenvolvimento da linguagem oral, educação e socialização da criança.

Por isso, é importante realizar o check-up anual para identificação e tratamento precoce de qualquer alteração auditiva, sem que ocorra maiores prejuízos para interação social e aprendizado.

Quais exames podem ser realizados na infância?

Os exames são seguros e indolores, e todos dependem da idade e colaboração da criança na hora de realizar o exame. 

Importante: procure um médico especialista e de confiança para acompanhar o seu filho (a). 

A avaliação da saúde auditiva começa com os recém-nascidos, realizado 24h após o nascimento, com o famoso teste da orelhinha, que exige a introdução de uma pequena sonda na orelha do bebê. 

Ao longo da infância, outras avaliações também podem ser solicitadas. Confira abaixo:

  • Triagem de tons puros: varredura audiométrica indicada para crianças a partir de três anos, realizada com o audiômetro, em ambiente acusticamente preparado;
  • Timpanometria: usada para avaliar a função dos ouvidos médios;
  • Teste de emissão otoacústica (EOA): fornece informações sobre a audição periférica de crianças em idade pré-escolar e escolar;
  • Audiometria Infantil Condicionada ou Audiometria com Reforço Visual: utilizada em bebês e crianças pequenas, combina-se um reforço visual ao estímulo sonoro após condicionamento prévio de procura luz-som.

Outros exames podem ser solicitados a partir dos resultados das primeiras avaliações. Faça uma consulta com médico e fonoaudiólogo, e aos papais, estejam atentos a qualquer alteração na audição dos filhos, ok?!

Surdez infantil

Estima-se que 1,5 em cada 1000 crianças tenham problemas de audição. Ela pode ocorrer por alterações congênitas ou próximas ao parto, uso de medicamentos ototóxicos (prejudiciais ao sistema auditivo), alterações genéticas, infecções de ouvido, entre outras.

A perda auditiva infantil pode ocorrer em graus leves e moderados, gerando impactos negativos diretamente no desenvolvimento da criança, por isso, o check-up auditivo anual é tão importante!

Medidas para prevenção da surdez em crianças

  • Esteja com as vacinas em dia;
  • Cuidado com remédios tóxicos;
  • Evite exposição a ambientes barulhentos;
  • Proteja contra o acúmulo de água nos ouvidos;
  • Preste atenção ao sinais de alteração auditiva;
  • Não utilize objetos para limpar os ouvidos das crianças
  • Realize avaliações anuais com um médico especialista.

Cuide da saúde auditiva do seu filho!

Os exames auditivos infantis são indispensáveis tanto para prevenir como para diagnosticar. E quanto mais cedo isso for realizado, maiores são as chances de um tratamento eficaz e certeiro. 

Não se esqueça de agendar uma consulta com especialistas aqui no Instituto Auditivo, seja para uma consulta de rotina ou para investigar algum sintoma. 

Acesse www.institutoauditivo.com.br/contato e nos mande uma mensagem!