O que é memória auditiva?
Em resumo, a memória auditiva é a habilidade de lembrar de palavras ou sons. Também conhecida como memória ecoica, é responsável por todas as informações que a audição absorve do ambiente a curto prazo. Porém, apesar de sua brevidade, ela pode resistir a algumas lesões cerebrais, em que até mesmo as pessoas que sofrem com amnésia grave, continuam com a sua memória auditiva intacta.
Como funciona o processo da memória auditiva
1. Audição
Ouve-se as informações faladas, sejam elas perguntas ou instruções
2. Processamento das informações
O cérebro entende o que foi dito.
3. Armazenamento das informações
A mensagem dita é guardada na memória de curto prazo para que a pessoa responda o que foi perguntado ou siga as instruções.
4. Lembrança
Assim, após estar armazenada, é possível lembrar o que foi dito antes.
E pronto, a memória auditiva está criada!
Afinal, por que ela é tão importante?
A memória auditiva é extremamente fundamental para a maioria das interações com outras pessoas. Ela nos permite:
- Responder perguntas;
- Seguir instruções;
- Produzir frases;
- Aprender novas palavras;
E muito mais.
A memória auditiva auxilia principalmente as crianças, pois é através dela que aprendem novas palavras, conceitos e estrutura de frases. Afinal, o aprendizado envolve totalmente a audição, processamento e armazenamento de informações para que sejam usadas mais tarde.
Problema de memória auditiva
Os problemas na memória auditiva frequentemente estão relacionados com dificuldade de leitura, dislexia, TDAH e também com as crianças, pois como estão em fase de desenvolvimento, possuem mais dificuldade para repetir os sons e as palavras necessários para desenvolver a linguagem.
As pessoas que possuem déficit de memória auditiva podem ouvir normalmente, mas acabam se distraindo e têm problemas para se concentrar nas tarefas que estão executando.
Dicas para desenvolver e treinar a memória auditiva
-
Audiolivros
Se concentrar ao ouvir o áudio, sem auxílio de imagens, ajuda a treinar a memória auditiva, além de incentivar a imaginação.
-
Teste de reconhecimento de vozes
O objetivo dessa brincadeira é relacionar uma voz a uma pessoa.
Será necessário um pedaço de pano para vendar um dos participantes, essa pessoa ficará no meio do círculo (formado pelos demais participantes). Alguém irá caminhar do lado de fora e escolherá uma pessoa da roda. O escolhido deverá perguntar “quem é?”. Após isso, a pessoa vendada deverá adivinhar o nome de quem falou.
-
Jogo do apito
Será necessário posicionar os participantes em fila e utilizar um apito para emitir som uma vez, assim, os participantes devem dar um passo à frente. Se o apito soar duas vezes, o passo deve ser para trás.
A ideia é acrescentar outros sons e outras quantidades de passos para que sejam realizados movimentos variados. Assim, conforme o jogo avança, as etapas vão ficando cada vez mais difíceis, e quem errar, sai do jogo.
Dica extra: Músicas, memorização de letras e ritmos também ajudam a desenvolver a memória auditiva.
Essas são algumas dicas muito divertidas que irão ajudar tanto adultos como crianças a desenvolverem a memória auditiva e estimular o reconhecimento de sons e falas.
Chegou a sua vez!
Agora que você já conhece a memória auditiva, seus benefícios e importância, chegou a hora de colocar as dicas em prática e observar como está a sua memória auditiva.
Ficou com alguma dúvida?
Acesse [ www.institutoauditivo.com.br/contato ] e nos mande uma mensagem.
Comentários