Você sabe o que é presbiacusia?

Presbiacusia é definida como uma diminuição auditiva relacionada ao envelhecimento, causado por alterações degenerativas que se instalam de forma lenta e gradual, modificando elementos da cóclea (células ciliadas), levando assim, à perda auditiva. A presbiacusia é uma das causas mais comuns da perda auditiva na terceira idade e afeta um grande número de pessoas com mais de 60 anos.

Quais são os sintomas?

O seu principal sintoma é justamente a perda auditiva, que ocorre de maneira lenta, gradual e contínua. Conforme vai se agravando, a pessoa começa a ter maiores dificuldades de audição e compreensão da fala, gerando necessidades básicas e pequenas como aumentar o volume da TV, rádio ou até mesmo dificuldades para entender o que falam. 

Confira outros sinais que ajudam a identificar a perda auditiva:

  • Dificuldade na fala;
  • Desequilíbrio corporal;
  • Hipersensibilidade aos sons normais;
  • Desconforto em conversar ao telefone;
  • Escuta mas não entende;
  • Entre outros

Esses sintomas podem causar um certo isolamento social nessas pessoas, justamente por não conseguirem se comunicar completamente, e assim é muito comum que prefiram ficar mais sozinhos. 

Tipos de presbiacusia

Existem 4 tipos de presbiacusia, classificados do grau mais leve ao severo. Confira:

Sensorial

A perda auditiva neurossensorial é o tipo mais comum, tendo início na meia idade. Ela começa através de dificuldades para ouvir os sons mais agudos, compreender em ambientes com muitos ruídos e também, o zumbido no ouvido é muito comum desse tipo de perda auditiva.

Neural

Esse tipo ocorre de maneira mais rápida e progressiva, gerando grandes dificuldades para entenderem o que as outras pessoas falam, onde simples conversas do dia a dia se tornam mais difíceis. E isso tudo acontece por causa de uma redução dos neurônios cocleares.

Metabólica

No caso da perda auditiva metabólica, ela acontece quando os limiares auditivos ficam acima de 50 decibéis. Todas as situações apresentam dificuldade na audição, o falante tem que sempre falar em alta intensidade e chegar bem perto para ser ouvido.

Mecânica

Esse é o tipo mais severo e intenso da perda de audição, que ocorre quando a membrana basilar é enrijecida e as características de ressonância do duto da cóclea sofrem alterações, causando sérios problemas na região do ouvido. 

Essa doença tem tratamento?

Quanto antes se procurar um profissional e identificar a doença, maiores são as chances de resolução. 

E para diagnosticar a presbiacusia e seus tipos, deve-se procurar um médico e fonoaudiólogo, onde primeiramente será solicitado a realização de alguns exames periódicos (audiometria por exemplo) e após identificar a doença e seu grau, será dado o início aos tratamentos adequados.

Em alguns casos o tratamento da presbiacusia é baseado no uso de aparelhos auditivos, dispositivos que captam o som do ambiente e o amplificam dentro do ouvido. Além disso, eles contam com um método de diferenciação de vozes, o que facilita a compreensão na conversa com as pessoas.

Outro ponto extremamente importante que fará a diferença no tratamento, é o apoio e os cuidados dos familiares, que são essenciais para assegurar a qualidade de vida do idoso.

Agora que você já conhece um pouco mais da presbiacusia, não pense duas vezes se você ou algum familiar manifestar os sintomas, procure imediatamente um médico para que sejam feitos o diagnóstico e o tratamento correto.

Ah, e se precisar de um aparelho auditivo de qualidade e preço reduzido, já sabe onde encontrar. Passe no Instituto Auditivo! 

Acesse www.institutoauditivo.com.br/contato e nos mande uma mensagem!