“Quanto tempo dura a pilha do aparelho?”

Essa é a dúvida mais comum entre os novos usuários de aparelhos auditivos. A resposta é muito simples: depende. A duração da pilha varia conforme o modelo e a potência da sua prótese.

Parece meio óbvio, mas quanto menor seu aparelho, menor será a pilha e, por consequência, menor sua duração. Por tanto, converse com o seu fonoaudiólogo para entender que tipo de pilha vai no modelo que ele está recomendando. Afinal, é um custo a mais que pode impactar na sua vida se você não estiver preparado.

O mercado oferece 4 modelos mais comuns:

  • 657 (selo azul): recomendada para aparelhos retroauriculares muito potentes. Com uma duração entre 15 a 20 dias.
  • 13 (selo laranja): utilizada em aparelhos retroauriculares convencionais, RIC e intra-auriculares. Sua duração média é entre 10 e 15 dias.
  • 312 (selo marrom): muito usada em aparelhos retroauriculares convencionais, RIC e intracanais. Também possui uma duração média entre 10 e 12 dias.
  • 10 (selo amarelo): para retroauriculares RIC e microcanais sua duração é de 5 a 7 dias.

Em alguns países, é possível encontrar uma pilha 5 (selo vermelho) que tem uma duração de 2 a 3 dias. No entanto, essa é uma opção que já não é mais tão comercializada, principalmente no Brasil.

Vale lembrar que essa é apenas uma duração média, mas que o real tempo de vida das pilhas depende muito da potência do seu aparelho. Existem diversos fatores que implicam nessa duração como: horas de uso e recursos utilizados.

Cuidados e dicas na hora de comprar pilhas

Na hora de comprar e usar pilhas é importante tomar alguns cuidados:

  1. Verifique a marca que está comprando: as melhores marcas do mercado têm uma tendência a durar mais do que as mais baratas.
  2. Não compre produtos falsificados: existem algumas pessoas que vendem pilhas falsificadas por preços muito baixos, e isso pode acabar impactando o aparelho. Tome muito cuidado na hora de comprar e procure se manter fiel a uma mesma loja.
  3. Permita que a pilha tenha a carga completa: ao tirar o selo, deixe que a bateria tome ar por um minuto, dessa maneira ela consegue carregar e performar com a sua melhor potência.
  4. Fique atento a validade: se a sua ideia é comprar muitas cartelas para manter um pequeno estoque, verifique a data de validade de cada cartela antes de utilizar.

No Instituto Auditivo trabalhamos com as melhores marcas de pilhas do mercado. Agende uma consulta e comprove por si mesmo!