Durante o mês de abril comemoramos o Dia Mundial da Saúde, uma data para conscientizar as pessoas sobre a importância da qualidade de vida. Além disso, essa celebração também busca informar o mundo dos principais problemas e vilões contra o nosso bem-estar.
Com esse objetivo, nós do Instituto Auditivo separamos 7 dicas imperdíveis para você cuidar bem da sua saúde auditiva. Confira todas elas agora!
O Dia Mundial da Saúde
Antes de entrarmos mais a fundo nas dicas para sua saúde auditiva é importante entendermos um pouco mais sobre o Dia Mundial da Saúde.
A data foi criada em 1948 pela Organização Mundial da Saúde (OMS), com o objetivo de informar as pessoas sobre os cuidados básicos que garantem seu bem-estar. Conforme a celebração foi crescendo, a OMS decidiu que cada ano haveria um tema a ser ressaltado.
Em 2020, como não poderia ser diferente, o tema escolhido foi “Enfermeiras e parteiras nos ajudam a viver em um mundo mais saudável. Tire um minuto para agradecer.” Essa campanha busca ressaltar a importância de todos os profissionais da saúde nesse momento de crise por conta do Coronavírus.
A instituição comenta que a melhor maneira de agradecer a esses profissionais, é tomando os cuidados básicos com a sua saúde, como:
- Manter uma alimentação saudável e equilibrada;
- Dormir bem e com qualidade;
- Evitar situações de estresse;
- Evitar bebidas alcoólicas em excesso;
- Não fumar;
- Respirar bem em vários momentos do dia.
Essas são apenas algumas dicas de como manter uma rotina mais saudável e que, além de aumentarem sua longevidade, podem impedir diversas doenças. Vale lembrar que durante o período do Coronavírus, alguns cuidados são mais importantes que outros e você pode conferir todos eles nesse post.
Agora que você já sabe um pouco mais sobre essa celebração, está na hora de saber como cuidar da sua saúde auditiva.
Dicas para cuidar da saúde auditiva
Existem diversas razões que levam uma pessoa a perder a audição ou desenvolver algum tipo de deficiência. Por isso, separamos 7 dicas para ajudar a prevenir esse problema.
1. Faça o teste da orelhinha
É muito importante que os pais façam o teste da orelhinha logo após o nascimento do filho, para identificar se existe algum problema. Caso não tenha, os especialistas recomendam realizar novamente exames de audição no começo da alfabetização da criança. Quanto antes a pessoa é diagnosticada, mais chances existem na correção da deficiência.
2. Cuidado com sons altos
Uma das principais causas da deficiência auditiva é a Perda Auditiva Induzida por Ruídos (PAIR), por isso é importante tomar muito cuidado. Todos os dias somos expostos a diversos ruídos como trânsito, colegas conversando, pessoas gritando, e até mesmo músicas altas. Por isso é muito importante que, sempre que possível, controlar o volume do que você ouve. Não deixe que passe de 85 decibéis ou sua audição pode ser danificada.
3. Não use fones de ouvido por muito tempo
É muito comum usarmos fones de ouvido quando queremos nos concentrar em alguma atividade, mas é preciso ter muito cuidado com esses aparelhos. O uso excessivo de fones em volumes altos pode causar a perda irreversível da audição. Por isso, além de controlar o volume é importante que você faça intervalos de pelo menos 1 hora e procure não usar o fone apenas em um ouvido.
4. Limpe corretamente seus ouvidos
Diferente do que muitos acreditam, os especialistas não recomendam o uso de hastes flexíveis para limpar o interior do ouvido. Esse item deve ser usado apenas para limpar a parte exterior da orelha. A cera presente nos ouvidos tem um papel muito importante de proteção e não deve ser retirada dessa forma. O corpo normalmente cuida da remoção dessa cera e o uso das hastes pode prejudicar sua audição.
5. Assoe o nariz com mais frequência
É recomendado que você assoe o nariz ao menos duas vezes ao dia. Isso deve ser feito de forma delicada para evitar o rompimento de vasos sanguíneos. Ao adotar essa rotina, você estará prevenindo a entrada de secreções que causam a perda auditiva, a pressão nos ouvidos ou os zumbidos.
6. Proteja sua audição
Caso você trabalhe em um ambiente que está diretamente relacionado com barulhos altos constantes, como construções, os especialistas recomendam o uso de protetores de ouvido. Eles podem ser encontrados em diversas lojas e por isso não tem desculpa para não usá-los.
7. Visite regularmente o seu ortorrino
Mesmo que você não tenha problemas na sua audição é muito importante visitar regularmente o seu médico ortorrino para que ele faça todos os exames necessários. Como já comentamos, quanto antes você diagnosticar qualquer tipo de deficiência na audição, maiores são suas chances de corrigir o problema.
Os cuidados do Instituto Auditivo
Para nós no Instituto Auditivo, ouvir bem é um direito de todos os seres humanos. Queremos ajudar nossos clientes a terem uma melhor qualidade de vida e a superar essa dificuldade. Por isso, oferecemos os melhores aparelhos auditivos do mercado a um preço justo.
Conheça mais sobre a gente aqui!
Comentários